segunda-feira, 9 de maio de 2011

Madre Mazzarello - 9 de Maio


Maria Domingas Mazzarello nasceu a 9 de Maio de 1837 em Mornese (Itália). Começou bem cedo a trabalhar no campo com o pai. Foi com ele que aprendeu a pensar em Deus e a falar com Ele, enquanto trabalhava. 

Aos 23 anos teve uma doença muito grave – o tifo – que a deixou muito fragilizada. Teve deixar o trabalho do campo e, então, aprendeu a ser costureira. E ensinava a costura às meninas da aldeia. A sua caridade levou-a a fundar um pequeno lar para meninas órfãs. Naquele tempo a escola não era obrigatória e Maria Mazzarello só aos 35 anos aprendeu a ler e a escrever. A sua coragem e força de vontade superou todas as dificuldades. 

Um dia, no Outono de 1864, D. Bosco foi a passeio à terra de Maria Mazzarello com os seus alunos. O pároco falou-lhe dela e da sua obra. No encontro que D. Bosco teve coma jovem Maria Mazzarello, falou-lhe do seu desejo de fundar uma congregação que se dedicasse ao cuidado das meninas pobres como os Salesianos faziam com os rapazes. Maria Domingas agarrou a ideia de D. Bosco e pôs-se de alma e coração nas suas mãos para levar por diante tal projecto. 

No dia 5 Agosto de 1872, Maria Mazzarello, juntamente com mais 11 companheiras, funda o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - as Salesianas. D. Bosco, feliz, estava presente. Era o início das Filhas de Maria Auxiliadora – as Salesianas. 

Aos 44 anos, Madre Mazzarello morre, mas deixou o testemunho de uma vida vivida na alegria, na simplicidade, na amizade com Deus e com as pessoas. 

Hoje, as salesianas, como os salesianos, encontram-se em quase todos os países do mundo ao serviço da educação da juventude. 



Sem comentários:

Enviar um comentário