Exatamente! O dia 10 de outubro foi um dia muito especial, um dia em que alguém tentou parar a escola, parar o tempo, parar a rotina de cada minuto e prolongar o tempo e o pensamento.
Vamos por partes. A marcar o ritmo do dia, destacava-se a frase “Corações fortes, mentes brilhantes”, na frontaria do colégio. Um convite, um imperativo, mais do que slogan publicitário, é uma frase apelativa, uma urgência a ser atendida.
Seguiram-se as várias fases deste projeto de vida e de saúde mental. O gabinete de psicologia animado pela nossa psicóloga, Drª Ariana e coadjuvada por toda a comunidade educativa, animou toda a jornada com atividades muito variadas. Desde a Pré- escola passando por todos os anos do 1º ciclo e chegando à comunidade dos adultos, todos foram envolvidos na reflexão e na urgência de cuidar da nossa saúde mental.
É de realçar o destaque que foi dado à importância de uma mente sã, para uma vida saudável. E para isto, nada melhor do que virar a vida para o lado certo, que é sempre o lado do outro, de alguém que me é próximo e de quem eu sou próximo. Em todas as situações pensar sempre no bem do outro.
As visualizações de pequenos vídeos, nas salas, facilitaram a interiorização da importância de sermos bons e ajudarmos os outros a serem bons. Para isto criaram-se também as “brigadas de solidariedade”, as “patrulhas da alegria” , devidamente identificados, tentaram que os seus atos correspondessem aos seus desejos.
Os adultos também pararam os seus afazeres para recordarem o que mais vale na educação dos nossos mais pequenos e como ajudá-los a serem melhores e a gerirem as suas emoções.
Foi um dia diferente, pois no ar respirava-se o que deve ser feito e evitar o que nos torna menos felizes e menos humanos.
Irmã Ana de Jesus Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário