A expressão “estilo educativo” é a designação mais comum nos documentos da tradição educativa salesiana. De facto, mais que uma pedagogia no sentido científico do termo, trata-se de uma relação educativa com características peculiares que lhe conferem um determinado “estilo”assim sintetizado na Proposta Educativa:
I. o ambiente educativo - implica o esforço de todos em criar espírito de família, clima de alegria e de festa, racionalidade e flexibilidade, trabalho diário e esforço concreto e atenção ao protagonismo dos próprios jovens;
II. a relação educativa pessoal que procura conhecer a história pessoal de cada aluno e se traduz em familiaridade entre educadores e educandos, em confiança e simpatia para com o mundo dos jovens, na capacidade de acolhimento e diálogo;
III. a "presença-assistência" dos educadores entre os jovens de modo a fomentar as suas iniciativas, a oferecer elementos de amadurecimento pessoal, a prevenir experiências negativas, a proporcionar uma visão religiosa da vida;
IV. a oferta respeitosa de uma experiência de fé que leva ao encontro com Deus na vida diária, à celebração da fé, ao sentido de Igreja;
V. a proposta de compromisso cristão mediante o cumprimento do dever, a solidariedade e o modo de estar na vida social.
A reflexão mais recente sobre as escolas salesianas (Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, 2002), projecta assim a escola:
- uma escola atenta à pessoa que promove o crescimento humano num horizonte de sentido cristão e estabelece a interacção entre valores, saberes e competências;
- uma escola como um passaporte para a vida, considerando o ensino básico como um tempo favorável para aprender a aprender, sendo esta uma competência fundamental para enfrentar o dinamismo da cultura e sociedade contemporâneas;
- uma escola amiga que procura criar um ambiente rico em estímulos, de relações positivas colocando a pessoa no centro do acto educativo;
- uma escola em diálogo com a família sendo este o ponto de partida para uma colaboração real entre ambas de modo a permitir a abertura da escola a toda a comunidade à diversidade.