segunda-feira, 23 de maio de 2011

24 de Maio - Dia de Maria Auxiliadora

                 No próximo dia 24 de Maio, terça-feira, celebra-se no mundo Salesiano a devoção a Maria Auxialiadora. O Externato vai também celebrar o dia com a Eucaristia de Maria Auxiliadora, na parte da manhã, pelas 11h na capela da escola. Na parte da tarde, serão realizadas actividades lúdicas com os alunos, nas salas de aula e mais tarde haverá um lanche partilhado com a escola.
Maria Auxiladora

A invocação a Maria Auxiliadora surgiu em 1571 quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, mostra desejo em conquistar a Europa. O Papa Pio V, na tentativa de proteger o povo cristão da escravidão muçulmana, organizou uma poderosa esquadra e invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico. A vitória veio a acontecer no dia 7 de Outubro de 1571. O Santo Padre demonstrou a sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas a Nossa Senhora a invocação: “Auxiliadora dos Cristãos”.                 No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII. Após Napoleão I, imperador francês, ter prendido o Santo Padre, este, movido por ardente fé, recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Sabóia logo que fosse liberto. O Santo Padre ficou preso durante cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Uma vez derrotado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o Papa, que voltou a Sabóia onde cumpriu a sua promessa. No dia 24 de Maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Para marcar o seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia 24 de Maio.
Dom Bosco, o grande apóstolo da juventude, adoptou esta invocação para a sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época muito difícil. A família salesiana difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora. É ELA a MÃE e EDUCADORA que defende e protege a obra educativa de Dom Bosco, de todos os perigos.
São João Bosco mandou construir um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos. Dizia ele que cada pedra daquela Igreja era uma graça obtida por intercessão de Maria Auxiliadora.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi "Ela (Maria) quem tudo fez", quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas), congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.
                Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana e aos seus jovens, a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a "Virgem de Dom Bosco".
Escreveu Dom Bosco: "A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso".
                                                                                                                                                                                      (Texto adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário