segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

 
O município de Vila Nova de Gaia ofereceu-nos duas espécies autóctones: um pinheiro manso e um carvalho que o 4º ano e os 5 anos plantaram na mata da nossa escola.
Toda a comunidade escolar deve ajudar à preservação e proteção destas árvores.
 
Aqui ficam as fotos que ilustram esta atividade. 
 



 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Visita de Isabel Alçada à nossa escola


Após a leitura do livro "Uma aventura na biblioteca" os alunos do 3º ano prepararam este filme para apresentar à escritora que nos visitou no dia 6 de novembro.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Visita de estudo 4º ano



                Museu Romântico
Por fora é uma casa normal
Mas lá dentro tem muito para dar.
É o Museu Romântico
Cuja história vamos sempre guardar. 

 Palácio da Bolsa
No Palácio muita gente dançou.
Era um sítio de muita riqueza
Muita gente encantou.

 Igreja de S. Francisco
Nesta igreja muita coisa aconteceu
Quiseram roubá-la e queimá-la.
Houve ouro que desapareceu
Mas agora todos queremos estimá-la!

Sé Catedral
Duas torres muito altas
Lá no cimo da cidade
É a Sé Catedral do Porto
Que gostamos muito de verdade.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Campanha Missionária 2013





(“Books for all”)

Informações sobre a região

A África do Sul (oficialmente, República da África do Sul) é o país mais meridional do continente africano. O seu litoral estende-se por mais de 2 798 km e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. A África do Sul limita-se ao norte com a Namíbia, Botsuana e Zimbabwe, e ao leste com Moçambique e Suazilândia, e o Reino do Lesoto é um enclave independente cercado pelo território sul-africano. O país possui três capitais: Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein.

A África do Sul é famosa por sua diversidade cultural, linguística e religiosa, com onze línguas oficiais reconhecidas na constituição. O inglês é o idioma mais falado na vida pública oficial e comercial, embora seja apenas a quinta língua doméstica mais falada. O país é etnicamente diversificado, com as maiores comunidades caucasianas, indianas e mestiças da África. Embora 79,6% da população seja negra, esta categoria não é nem linguisticamente, nem culturalmente homogênea, pois seus integrantes falam línguas bantu diferentes, das quais nove são oficialmente reconhecidas. Em 2007, a população da África do Sul era estimada em 47,9 milhões de habitantes.

O sistema de segregação racial (apartheid) começou a ser desmontado em 1990, de modo que a primeira eleição democrática da África do Sul, em 1994, levou ao poder Nelson Mandela e o partido do Congresso Nacional Africano.

A província do Limpopo foi formada em 1994 na África do Sul com a região nordeste da anterior província do Transvaal. Faz fronteiras com o Zimbabwe, a norte (através do rio Limpopo, do qual tirou o nome), Moçambique, a leste e com as províncias do Mpumalanga, Gauteng e Noroeste, a sul. A sua capital é a cidade de Polokwane (anteriormente chamada Pietersburg).

Vasco da Gama foi o primeiro europeu a avistar o rio Limpopo, quando ancorou no desembarque em 1498 a caminho da Índia.                                          (fonte: adaptado de https://pt.wikipedia.org )

 As províncias onde as FMA estão em África

No dia 8 de Dezembro de 1893 as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora chegam em terra africana, na Algéria, a Mers-el-Kebir, onde foram precedidas dois anos pelos salesianos que tinham aberto ali uma casa. Numa grande pobreza abriram o oratório que acolheu imediatamente as meninas e as jovens da região, abriram uma sala de costura e se dedicaram à catequese e às obras paroquiais. Atualmente em África, há 9 Províncias Religiosas (As Províncias são regiões que podem ou não coincidir com um país ou mais) que compreendem 24 nações.


 

No início, as Irmãs da África do Sul e Lesoto dependiam da província irlandesa, mas depois separaram-se e juntar-se a uma nação africana. As obras dos inícios foram: escola primária, primária, secundária e superior, promoção da mulher e das meninas em situação de risco.

Sobre a nossa presença em Malamulele, no Limpopo, e o projeto que este ano queremos abraçar – “Books for all”.

 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campanha «Partilhar é Urgente!»



Agradecemos a todos os alunos e suas famílias que participaram nesta campanha: aos que ofereceram produtos alimentares, aos responsáveis dos estabelecimentos que aderiram, aos voluntários que promoveram e fizeram a recolha e aos que participaram na contagem.
Ao todo foram recolhidos cerca de 1.500 kg de produtos alimentares (Arroz, Açúcar, Azeite; Bolachas, Cereais, Conservas, Farinha, Feijão/Grão, Leite, Massa, Óleo, Salsichas e Outros) que foram entregues às Conferências Vicentinas de Arcozelo e do Divino Salvador de Valadares, sendo depois canalizados para as famílias mais carenciadas das freguesias.
A campanha chega assim ao fim, mas a necessidade de partilhar continua. Com diz o ditado “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”, que Ele recompense cada um da forma que mais necessitar.
Bem hajam!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Visita à Escola Sophia de Mello Breyner


No âmbito do projeto de transição para o 2º ciclo, os alunos do 4º ano puderam visitar a Escola Sophia de Mello Breyner.


Não precisamos de nos preocupar com o que possa acontecer, porque vamos ter sempre amigos. Gabriel Monteiro

 
Aprendemos coisas novas. Os colegas que estiveram connosco já nos deram algumas dicas sobre o que devemos fazer quando formos para o 2º ciclo. Sara

 
Senti que os colegas que estiveram connosco nos deram boas recomendações para o próximo ano. Mariana Gonçalves

Fiquei mais confiante e senti que era uma escola boa, porque a professora disse aos seus alunos para eles nos ajudarem no próximo ano e eles concordaram. Catarina Rodrigues






terça-feira, 7 de maio de 2013

Visita de escritor José Vaz



O ¨livro ¨das Contas ¨e ¨dos Contos
A ¨mim ¨fez-¨me ¨sonhar,
Ao José Vaz ¨cumprimentos
 Porque nos ¨fez ¨acordar!   

Bárbara 3º B




Apareceu ¨um ¨livro ¨estranho,
Com o ¨título ¨escrito ¨à ¨mão.
Toda ¨a ¨gente ¨o ¨julgou ¨pela ¨cor,
E ¨ninguém ¨pelo ¨seu ¨coração.

Tomás 3º B


 Mas ¨eis ¨que ¨o Sábio ¨chegou
E ¨o ¨livro ¨abriu.
Uma ¨linda ¨história ¨contou,
E ¨o ¨mundo ¨sorriu!
                                                                                    Margarida 3º B



Um ¨livro ¨muito ¨diferente
Irá ¨aparecer.
Não ¨pode ¨ser ¨julgado
Têm ¨primeiro ¨que ¨o ler!               

André 3º B



Hoje ¨vim ¨para ¨a ¨escola,
A ¨correr ¨e ¨a ¨todo ¨o ¨gás!
É ¨que ¨ouvi ¨dizer
Que ¨ia ¨cá ¨estar ¨o José Vaz!        

Maria 3º A


O ¨livro ¨de Contas ¨contava
Histórias ¨de ¨vida ¨e ¨de ¨amor.
Da ¨drogaria ¨do Abílio
Que ¨era ¨um ¨bom ¨senhor.

Gonçalo 3º A



Na ¨casa ¨do Senhor Tomás
Os ¨livros ¨tinham ¨magia,
Eram ¨como ¨se ¨fossem ¨seus ¨filhos
Davam-¨lhe ¨muita ¨alegria!

Diana 3º A



Li ¨um ¨livro ¨engraçado
De ¨um ¨escritor ¨afamado
Que ¨se ¨chama José Vaz
Dá ¨para ¨menina ¨ou ¨rapaz.

David 3º A



O José Vaz
Escreveu ¨um ¨livro
Com ¨muita ¨imaginação
E ¨uma ¨grande ¨ilustração!

Tiago 3º B





Não ¨tinham ¨os ¨livros ¨razão
Para ¨armar ¨esta ¨confusão,
Não ¨podemos ¨julgar ¨os ¨outros ¨pela ¨aparência,
Temos ¨de ¨ser ¨bons ¨e ¨ter ¨obediência.

Henrique 3º A

O Senhor Tomás ¨tinha ¨muitos ¨amigos
E ¨a ¨eles ¨chamava “¨meninos”,
Por ¨eles ¨tinha ¨muita ¨admiração
E ¨um ¨deles ¨tinha ¨o ¨título ¨escrito ¨à ¨mão.



Achavam-¨no ¨pobre ¨e ¨desengonçado,
Mas ¨afinal ¨contava ¨histórias ¨de ¨vida,
Todos ¨se ¨renderam ¨às ¨evidências
Não ¨julgar ¨ninguém ¨pelas ¨aparências! Bruna 3º A






Uma ¨conta ¨eu ¨fiz
E ¨um ¨conto ¨eu ¨li
E… ¨zás, ¨catrapáz…
Vou ¨conhecer ¨o José Vaz!

Matilde Teixeira 3º B




terça-feira, 19 de março de 2013

Via Sacra

"Na passada sexta-feira, os alunos do 4º ano, estiveram reunidos na capela para se prepararem para a Páscoa, através da concretização de uma Via Sacra."




quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Comemoração do Dia de D. Bosco

Foi em comunhão com a alegria vivida nas casas salesianas por todo o mundo que, também nós, vivemos o dia 31 de janeiro na nossa escola.
O ambiente festivo esteve presente em todos os momentos! Na eucaristia da manhã, os alunos do 1º ciclo cantaram e rezaram recordando e agradecendo toda a devoção do Pai e Mestre a Juventude.
De tarde, a entrega das flores junto ao busto de D. Bosco coube à pré-escolar, seguida de um lanche partilhado entre todos os alunos da escola.
Como "uma casa sem música é como um corpo sem alma" o final da tarde foi de pura alegria. Ao som de "Santidade Juvenil", "D. Bosco dos Sonhos", "Somos MJS", entre outras, professoras e alunos dançaram e cantaram.
Já depois do jantar, foi o momento de celebrar a eucaristia com a participação de pais, alunos, Centro Juvenil, Antigos Alunos, ADMA, Salesianos cooperadores e todos aqueles que se quiseram associar à Familia Salesiana nesta data tão importante.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dia do desporto




Hoje vivemos o Dia de Desporto na Pré-escolar. Quisemos realçar a importância da prática do desporto para o bem-estar de todos: adultos e crianças.


A partir do momento que as crianças descobrem o seu próprio corpo, é importante que aprendam a utilizá-lo para que através do movimento fomentem o crescimento mental e motor, que aprendam a relacionar-se com os outros e com o espaço envolvente.


As nossas crianças expressam-se através do jogo e é através deste que começam a afirmar as suas atitudes, as suas capacidades motoras e os seus pequenos estados de socialização.

O jogo constitui igualmente um dos caminhos para a formação da personalidade e para a evolução da imagem do corpo.


Começamos a manhã com um excerto do filme“Vila Moleza”, seguida de uma Masterclass de aeróbica dada pela educadora Sara e de jogos de expressão corporal preparados pelo professor Sérgio.


Agradecemos a presença do professor de Educação Física, Sérgio Santos, que nos presenteou com uma manhã cheia de jogos divertidos.
 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Laura Vicunha


5 de abril de 1891 - 22 de janeiro de 1902

             Em 1988, 3 de Setembro, o Papa João Paulo II proclamou-a Beata, apresentando-a como modelo a toda a juventude: “Laura é um fruto especial da educação recebida das Filhas de Maria Auxiliadora e portanto é parte significativa da herança de São João Bosco. Desde tenra idade compreendeu perfeitamente que o sentido da vida está em conhecer e amar a Jesus Cristo”.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vamos cantar as janeiras!


Dois mil e treze cá chegou,
Temos de celebrar.
Dois mil e doze já passou,
Vamos lá trabalhar!

Esperamos que tudo se concretize
No Ano Novo que acaba de nascer:
Muitas Amizades novas,
E saúde para dar e vender!

Paz, saúde e alegria,
São os votos para 2013.
Tudo o resto não importa
A não ser o coração em harmonia!

Ano Novo é certeiro.
Novos desejos todos temos.
Viver com amor o ano inteiro,
Para todos nos entendermos!

4ºano A

Natal