terça-feira, 27 de dezembro de 2011

in Sintonia nov/dez 2011

Outubro Missionário em Arcozelo

Aderindo ao apelo do Papa resolvemos que todo o mês teria o cunho missionário. Com o início das actividades extracurriculares: catequese, centro juvenil, não foi difícil acordar as mentes e o coração de crianças e jovens para a necessidade de anunciar Jesus “oportuna e inoportunamente”…
Abriu caminho a presença de Maria, Mãe solícita que olha por todos os seus filhos. No dia 13 de Outubro procedeu-se à inauguração e bên­ção da estátua de Nossa Senhora de Fátima com os três pastorinhos e duas ovelhinhas carinhosamente colocadas aos pés da azinheira. Após dezasseis anos de funcionamento o Externato Nossa Senhora de Fátima visualiza agora a sua denominação num artístico e devoto conjunto colocado no jardim da entrada. O Sr. Pe. Pedrosa, que gentil­mente presidiu à função, convidou os alunos e Pais presentes a saudar Maria diariamente entrando ou saindo da Escola. Esta é uma estátua de pedra, disse, mas nós temos a certeza que Nossa Senhora cami­nha connosco por todo o lado. As crianças cantaram, rezaram e ofere­ceram flores a Maria, a Senhora de Fátima, a Senhora da nossa Terra!
Na sucessão dos dias de Outubro passaram por cá missionários Com­bonianos e Missionários da Boa Nova entusiasmando para o compro­misso missionário.
No dia 28 encerrámos o mês missionário com a celebração eucarística às 11h durante a qual o celebrante apelou para a oração distribuída pelos cinco continentes. De facto nos dias de hoje já não há só África ou Ásia para evangelizar mas todo o mundo se tornou terra de missão.
Durante a acção de graças encenou-se o canto: Quem é que vai nesta barca de Jesus e pela coxia da Capela iam entrando alguns alunos na barca do Mestre. Quem dera que isso se tornasse realidade!
De tarde, após o almoço, realizou-se a Feirinha Missionária. A ideia do ano passado pegou bem e assim fez-se a 2ª edição deste evento simples e envolvente. No ginásio da escola montaram-se mesas com o recheio criado pelas Professoras, Pais, crianças e jovens do Centro Juvenil. Havia de tudo: bolos, biscoitos, doces caseiros variados, pul­seiras e colares de massinhas, porta chaves, saquetas para o lanche… um mundo de criatividade!
Os primeiros fregueses foram as crianças do pré-escolar acompanha­das pelos Pais ou Educadoras a regular-lhes os cêntimos… Vieram depois os mais crescidos. Como era a hora do lanche, os bolos foram os mais requisitados. À hora do fecho estava tudo praticamente con­sumido.
Um caloroso bem haja às Professoras e a muitas Mães que aqui es­tiveram das 14 às 18h numa prestação de serviço alegre e acolhedor.
A nossa Feirinha a favor da construção de uma escola na África equa­torial do Gabão rendeu para cima de dois mil euros.

in "Sintonia" nº 195

Sem comentários:

Enviar um comentário